Balanço 2008

Bom dia:
Ando há dias a reflectir o que me aconteceu durante estes 12 meses, e resolvi escrever agora....!!


-Nos fins de 2007 (Novembro), a fábrica onde trabalho pertence a uma multinacional francesa, comprou outro pequeno grupo, e com isso as instalações onde trabalhava em Serzedo (Vila Nova de Gaia) ficaram pequenas para receber os 40 funcionários que adquirimos. Foi um mês muito trabalhoso, pois havia novos produtos a qualificar (pequenas cablagens), com auditorias internas, transferências de dossiers....positivo portanto.
- Em Dezembro, entre outras coisas, decidi ir finalmente a um nutricionista, para além de ensinar a emagrecer em saúde, ensinar-me a não deixar engordar! Resultou...até Março de 2008. O que entretanto engordei, não é para aqui chamado....(o que importa é que encontrei o meu equiílibrio, sei que daí não passo). As festas natalícias passaram-se em família e voltei a consoar como no passado: com os meus sogros!

- Janeiro 2008: Início nas novas instalações de Grijó...muito frio, muitas lacunas em termos de edifício, muito trabalho...1ªas auditorias cliente, reunião central em França...onde a decisão de me mandarem uma semana para o Brasil foi assinada!!!! Festejo os meus 39 anos em família !!


- Fevereiro: A semana de férias de Carnaval da minha Amorinha foi passada em Lisboa na casa dos tios (meu irmão). Viagem no Alfa sozinha com os avós!!! Para mim: 1 semana em Sorocaba (a 70 kms de S.Paulo), para dar apoio ao arranque da nossa fábrica no Brasil!!! Super... Fim de Verão local...Trabalhei à farta, (Assisti à chegada da 1ª máquina e à admissão dos 1ºs colaboradores) diverti-me imenso, comi bem, conheci S. Paulo, e apaixonei-me pelo
Brasil....Enchi a mala de All Star's para mim e para os meu Amoritos.


- Março: Além da Páscoa ...nada de especial. Assisti ao Musical "Música no Coração" no Porto com os Amoritos. Muito bom...
- Abril: A minha Amorinha festeja o seu 10º aniversário, numa festinha lá em casa muito bonita e animada como sempre (a criançada multiplicou-se)
- Maio, ...nada de especial a assinalar. Um dia da mãe muito quente com inauguração da piscina de jardim que o meu pai comprou para os netos!
- Junho: A primeira das piores coisas que assombraram o meu Ano: No dia que a A
morinha começa as férias de Verão, e nos preparamos para ir levar a Viana para os avós, a minha cadela Nica é atropelada em frente a nós os 3!!! Morte imediata...Dias inconsoláveis!
- Julho: O meu pai tem dificuldades de visão, e quando amassou o meu carro ao querer guardá-lo na garagem,
uma consulta de oftalmologista emite o pior dos diagnósticos: Tumor cerebral. Fui 15 dias para Viana, para apoiar a minha mãe, e a miudagem que se encontrava de férias em casa dos avós. Aprendi a injectar insulina na minha mãe, a tomar conta de uma casa de campo, onde foi preciso tirar as batatas, as cebolas....a gestão da casa....para tudo estar como o meu pai sempre cuidou. A cirurgia foi 11/7 e correu tudo bem....os tratamentos ficaram agendados um mês depois.
No fim do mês, um belo presente ajudou a alegrar a tristeza que sentia: a minha querida Luna!


- Agosto: O meu pai está bem...mas eu precisei de me afastar da casa deles....a pressão era enorme, as férias e a praia e as férias não acalmavam a minha ansiedade. Vim com a Amorinha e a Luna novamente para a Maia (O Amorito ainda trabalhava) fazer férias at home. Na 3ª semana fomos os 3 a Sevilha à Isla Mágica, e regresso pelo Algarve para a Amorinha conhecer: De V.R St António a Sagres.
Fiz a minha 1ª consulta num psico terapeuta, para me ajudar a deixar os Valium's e os Analgésicos...e as dores das costas foram-se acalmando! O meu pai começa a químio e a radioterapia em simultâneo no Hospital de S.João.
- Setembro: Recomeço das Aulas....a minha Amorinha está no 5º ano: peço mudança de horário na fábrica (entro às 7h e saio às 15.30h)...assim posso acompanhá-la nos deveres e dúvidas. O meu Amorito consegue re-ingresso para terminar Ensino superior (aulas nocturnas). Pela 2ª vez repetimos a experiência maravilhosa das Vindimas do Douro: dias inesquecíveis!
- Outubro: Reencontro de duas boas amigas do meu tempo de Secundário em Viana. Regressada de Barcelona (viagem em trabalho)...um abcesso no ânus ataca-me com a força toda! Já não andava quando fui de urgência para o hospital para ser lancetada. A situação está controlada mas o foco de infecção ainda cá está: aguardo a qualquer momento novo episódio, e aí sim a cirurgia será inevitável.
- Novembro: Anuncia-se o fecho da nossa fábrica em Leiria. A crise afecta Portugal..., a minha função fica agora centralizada em Grijó. Recomeço o meu blog.
O meu pai, continua a fazer tratamentos de químioterapia....e efeitos por tudo o que tem passado, fazem-me deprimir, mas há que andar para a frente: dar-lhe coragem e chorar quando estou sozinha.
....Passei assim um ano, que sei que aprendi muito coisa sobre mim, a minha capacidade de reagir...mas sei também que foi apenas um princípio, pois não sou ingénua e sei que cada dia que passa, há um aperto sempre que o telefona toca...sempre que há uma nova consulta, um novo exame....!!!
Li muito (estou no 10º livro....o meu reccord num ano), estou inscrita num curso de culinária Natalícia, passo mais tempo em casa (as viagens semanais a Leiria acabaram), fiz alterações na decoração lá de casa, tenho mais afinidade com os meus vizinhos....e não faço planos, nem para o dia seguinte!!

Beijinhos Silvestres

8 comentários:

Renata disse...

Olá!

Não me pergunte como cheguei ao seu blog, mas o fato é que aqui estou...Adorei ler o seu post, nos faz lembrar que a vida é recheada de idas e vindas, aberturas e fechamentos, recomeços e interrupções. Preciso de uma retrospectiva assim também!!

Beijo para ti!

Renata.

Anónimo disse...

Minha querida...olhando para tudo o que escreves posso ver que tiveste um ano bastante dificil, ams que és de facto uma mulher de força e coragem. É preciso muita para dar algum alento aos que amamos e que se encontram nessas situações...força! Com Amizade

Unknown disse...

ola

minha querida... o ano de 2008 foi um ano muito controverso para muitas pessoas...

infelizmente as coisas que te aconteceram não foram as melhores
:(

a vida é feita ciclos... e quem sabe em 2009 um novo ciclo começa e cheio de coisas boas...

melhoras para todos minha querida

bjinhos karinhosos
karoxinha

Juanita disse...

Como eu te compreendo...mesmo!!
O ano de 2008 para mim foi tb recheado de dissabores...mas tal como tu aprrendi a ser mais forte, a viver um dia de cada vez e sem fazer muitos planos!!

a vida é mesmo assim...
Mas temos que ser optimistas, olhamos para o lado ee há sempre alguem que precisa mais que nós, não é??

Estou contente por estares de volta...e mesmo que não sejamos tão assiduas como eramos no inicio, o que interessa e irmos dando noticias e contando peripecias do dia a dia!!

beijos grandes e um optimo fds

Anónimo disse...

Eu também já pensei (por mais que uma vez) fazer este tipo de Balanço, com que nos honraste, pela sua partilha. No entanto...deixei de fazer balanços (ou melhor, guardo-os só para mim).

Fazer planos?...nem pensar.

Fico-me por um dia de cada vez.

Bem hajas, pela tua força e vontade.

Tudo de bom.

Xi coração

Gio disse...

Agora tenho imensa falta de tempo para este tipo de balanços mas foi bom porque ficamos a saber um pouco de ti desde a tua ausência. Pena que não tivessem sido tudo boas noticias, mas infelizmente a vida é assim mesmo.
Uma beijoca e pensamento positivo

_+*Ælitis*+_ disse...

Um ano sem duvida cheio, no qual o trabalho e a familia tiveram um lugar fundamental na tua vida.

Acho que é a primeira vez que vejo foto tua e da amorinha: QUE LINDAS!

Beijo meu ♥,

A Elite

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Puxa...tives-te um ano cheio de altos e baixos..infelizmente os baixos mancham sempre os nossos calendarios não é?
mas sei q és uma "gaja" cheia de garra para dar a volta a tudo o q menos bom te aconteceça!E tens uma amorita á altura para fazer uma equipa cheia de girlpower!

beijinhos grandes e bom fds prolongado!